São João Paulo II e o mundo actual

imagem 1a sessão

O Papa São João Paulo II, nas suas catequeses sobre a teologia do corpo, apresenta uma reflexão que nos ajuda a entender o que é o amor vivido na experiência humana. A antropologia proposta por São João Paulo II ensina-nos a perceber as correntes ideológicas que correm nos dias de hoje e permite-nos abraçar a resposta da Igreja Católica acerca do amor humano. A experiência do namoro de hoje é tantas vezes marcada pela nossa sociedade de uma maneira redutora. A nossa experiência é frequentemente vivida segundo as ideologias que mais se encontram na moda. 


Para conhecer o Papa São João Paulo II é necessário entender o amor que ele tinha a cada pessoa, à pessoa humana, ao amor humano e ao amor vivido na experiência humana. As suas reflexões, os seus pontos de interesse, a sua filosofia mostram o desejo que tinha de revelar o mistério de Deus escondido em cada homem. A proximidade, que dava a quem com ele se cruzava, reflecte não só um gesto, mas também um verdadeiro encontro.

Neste encontro somos desafiados a perceber  como este Santo vê Deus, a Igreja e a pessoa humana. Só assim poderemos entender a sua linguagem e a verdade acerca do amor humano.

Anúncios